FONTE:
MAZZON, 2018.
|
Matemática 2A, 2B, 2C e 2D
Prof.
Nilton
Orientações gerais
Vamos organizar o
retorno das aulas à distância nessa primeira semana, devido ao afastamento
social provocado pelo COVID-19.
Pedimos paciência e
compreensão nesse começo, pelo fato de ser algo novo na vida de todos (alunos,
professores e pais) e no processo educacional no ensino básico (fundamental e
médio) não é diferente! E juntos conseguiremos enfrentar essa fase até o
retorno das aulas presencialmente.
Peço a gentileza se conhecem
algum aluno da sua sala ou de outras salas que não tenham acessado o blog ou aplicativo
até o momento que disponibilizem as informações pelas redes sociais que tenham
contato. Contamos com a colaboração de todos!
Além do blog que disponibilizamos as atividades que os alunos já têm o
conhecimento, temos o aplicativo do Centro
de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) e do canal digital 2.3 TV Educação com aulas ao vivo para
auxiliar no processo de ensino e aprendizagem nesse momento.
Acompanhar a programação no site do CMSP para saber horários
das aulas ao vivo (as disciplinas que serão disponibilizadas) diariamente é fundamental para os alunos
se organizarem em relação aos seus estudos, fiquem atentos!
Boas aulas a todos!
Roteiro:
Orientações das aulas dessa semana (27/4 a 30/4)
Observação:
A entrega das atividades
dessa disciplina começará nas próximas semanas, assim que ficar determinado com
mais clareza os canais que serão disponibilizados pela Secretaria Estadual de
Educação (SEDUC) para recebimento das atividades à distância, por esse motivo,
estou disponibilizando um roteiro de orientação das atividades propostas nas
aulas por semana para sua finalização.
Aula de acolhimento
Desejo um bom retorno
as aulas à distância a todos!
Começamos pelo vídeo “De
boas vindas!”, a seguir, disponível:
É importante refletir
sobre esse momento em nossas vidas, nunca antes o mundo passou e enfrentou uma
pandemia, como a do COVID-19 e nesse período algumas questões são levantadas:
como você está enfrentando essa situação em sua casa? O que mudou na relação
das pessoas com o isolamento social em sua casa? Como está a sua relação com os
seus amigos?
Responda essas perguntas e façam o registro em seu caderno ou no arquivo
em Word.
Agora assista aos dois vídeos a seguir, que falam sobre
campanhas contra COVID-19, com muita atenção:
1. Vídeo "Na luta contra a COVID-19, somos todos um só", disponível em:
1. Vídeo "Na luta contra a COVID-19, somos todos um só", disponível em:
2. Vídeo “PMSP Guayaquil”,
disponível em:
Tendo os dois vídeos
como base, pense numa campanha publicitária sobre o COVID-19,
pode ser um vídeo, um slogan, uma frase, um cartaz ou um desenho. Pode ser realizada
a atividade em qualquer tipo de folha ou em arquivo digital.
Aula 1
Fazer a leitura do texto “Acessibilidade” e responder as três questões existente no
final do texto no seu caderno.
A pesquisa solicitada deve ser realizada preferencialmente em arquivo Word ou se for escrito deve ser em letra legível e escrito de caneta azul
ou preta.
Atenção: Na entrega será verificado se a pesquisa não é um plágio ou copiado de um colega,
nesse caso a atividade será desconsiderada nessas situações.
Aula 2
Deve ser feito um relatório constando informações dos três vídeos, com pelo menos um exemplo de cada vídeo apresentado. O
relatório solicitado deve ser realizado preferencialmente
em arquivo Word ou se for escrito deve ser em letra legível e escrito de caneta azul ou preta.
Atenção: Na entrega será verificado se o relatório não é um plágio ou copiado de um colega,
nesse caso a atividade será desconsiderada nessas situações.
Aula 3
Resolva os três exercícios (29, 30 e 31) preferencialmente no caderno,
identificando o exercício com seu item com o desenho, a letra legível e escrita de caneta azul ou preta ou lápis preto.
Atenção: Na resolução desses exercícios não pode ter rasura e só o resultado, precisa ter a resolução do
exercício, senão será desconsiderada a atividade nessas condições.
Aula 4
Resolva os três exercícios (32, 33 e 34) preferencialmente no caderno,
identificando o exercício com seu item com o desenho, a letra legível e escrita de caneta azul ou preta ou lápis preto.
Atenção: Na resolução desses exercícios não pode ter rasura e só o resultado, precisa ter a resolução do
exercício, pois será desconsiderada a atividade nessas condições.
Referencial
AMIL. Na luta contra o COVID-19, somos
todos um só. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aNZ1JstRro0. Acesso em: 24 de abr. de 2020.
DUARTE, Naina. Vídeo de boas vindas!!!. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iUP8nTZkqNE.
Acesso em: 24 de abr. de 2020.
MAZZON,
Tiago. Os fractais. In: DEBBIO,
Marcelo Del. Teoria da conspiração - o que eles não gostariam que você soubesse...,
11 de jul. de 2018. Disponível em: https://www.deldebbio.com.br/os-fractais/. Acesso em: 27
de abr. de 2020.
SÃO PAULO (SP).
Prefeitura Municipal. PMSP Guayaquil.
– São Paulo: PMSP, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0V0yUY1caco. Acesso em: 24 de abr. de 2020.
Aonde que tem o texto assediabilidade ?
ResponderExcluirProcurar a postagem realizada em 24 de março com o título "Atividades domiciliares iniciais para as 2a séries". Dentro do post localizar o link com o título "2 ABCD - MATEMÁTICA - PROF. NILTON" estão as atividades propostas nesse último post.
ExcluirA sim, mas então os exercícios 29, 30, 31, 32, 33 e 34 do dia 24/03 eu ja fiz, tem que fazer novamente ou só fazer a aula 1 e 2 ?
ExcluirSó ficar atento se as resoluções dos seus exercícios seguem as orientações do post do dia 27/04, pois a entrega dos exercícios (num breve futuro) quando for solicitado, será por meio de fotos em algum canal que o SEDUC estará providenciando para as próximas semanas.
ExcluirEntão, PROVIDENCIAR as aulas: acolhimento, 1 e 2 para não acumular com as solicitações da próxima semana.
AVAMARIA, É MUITAAA COISA, TENHA DÓ!!
ResponderExcluirEssas atividades foram postadas no dia 24/03 para conhecimento do aluno e com o retorno das aulas (virtualmente) no dia 27/4 começamos a organizar a finalização dessas atividades semanalmente (Matemática tem cinco aulas) a partir de agora.
ExcluirA postagem do dia 27/4 corresponde a essa semana de aula (27/4 até 30/4), ou seja, organizada em um roteiro de estudos de quatro aulas que o aluno teria nessa semana.
Observando que as postagens de matemática serão semanais e o aluno nesse período de afastamento social necessita organizar o seu tempo de estudos para não acumular com as atividades das próximas semanas.
Professor Nilton, você é excelente. Mas lembre-se: nós alunos, temos que fazer atividades de TODAS as matérias, e como o senhor passou muitas questões, fica difícil não acumular. Mas uma dúvida... não consegui responder algumas, fiz pesquisa no yt, mas mesmo assim foi difícil, vc desconta nota nisso? Porque às vezes não temos culpa da matéria não encaixar na nossa humilde e burrinha cabeça
ExcluirBom dia, desculpe só responder agora, obrigado pelo elogio.
ExcluirSim, entendo sobre a postagens de todas as disciplinas, mas o aluno precisa compreender que Matemática e Português são disciplinas que tem cinco aulas por semana, logo teriam mais atividades que outras disciplinas na postagem.
Salientando que as atividades postadas no dia 24/03 se referem há 15 aulas (que serão desenvolvidas por solicitação do professor no transcorrer das semanas de abril e maio).
No nosso retorno em 27/04 começamos as aulas à distância e a orientar as aulas solicitadas da semana para o aluno finalizar as atividades até a aula 4. Para futura entrega na plataforma que será disponibilizada pela SEDUC.
Sobre dúvidas pode perguntar: não esqueça de dizer qual é a atividade e qual aula que se refere, pois temos ainda tempo para entrega das atividades até a plataforma estar disponível para gente, assim não precisa entregar atividades incompletas.
Logo estará disponíveis canais que vão facilitarão esse contato para tirar dúvidas (chats e canal para aula ao vivo com o professor). Teremos tempo suficiente para tirar dúvidas antes da entrega, então pode ficar tranquilo com relação a isso.
Nao entendi nada dos exercícios por isso não fiz será que sou burra ?
ResponderExcluirBoa tarde! Não se desespere, vamos com calma! Estamos aqui para ajudá-la.
ExcluirPeço gentilmente identificar qual atividade que tem dúvida e qual seria a dúvida para ter uma devolutiva o mais rápido possível.
Se for sobre as atividades referente as aula 3 e 4. Recomendo:
Primeiro fazer a aula 2, pois ela visa uma revisão sobre as razões trigonométricas no triângulo retângulo (com 3 vídeos sugeridos) para relembrar o conteúdo que estavamos trabalhando antes do afastamento social.
Além disso, você tem as atividades que fizemos em sala de aula no seu caderno sobre o assunto para auxiliar na resolução da atividade.
Qualquer dúvida sobre as atividades estou a disposição!
Nas outras atividades, que tinham vários exercícios (das aulas 1 à 15) precisava ter copiado as questões ou podia ter feito os cálculos direto?
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirVamos com calma, pois a postagem do dia 24/03 é uma organização de três semanas de aulas e não é para fazer tudo de uma vez.
Siga as orientações gerais da semana sobre a postagem realizada, como ocorreu na semana passada (27/04) para não sobrecarregar as postagens das outras disciplinas e para uma melhor organização de estudos e suporte de possíveis dúvidas.
Pode ser acrescida algum roteiro de estudos extra conforme orientações da SEDUC para a semana (aula de acolhimento).
Qualquer exercício proposto é para seguir as mesmas orientações das aulas 3 e 4: no caderno identificar a aula com o número do exercício (se tiver item, também) com resolução legível (não somente a resposta final) para futuro envio através de foto.
Os arquivos com as respostas devem ser enviados por email ou temos que esperar pela plataforma da SEDUC para entregar todas as atividades de uma vez?
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirÉ para aguardar orientações sobre o envio das atividades. Assim que a SEDUC disponibilizará o aplicativo, informarei.
Siga as instruções sobre o registro das atividades para agilizar a futura postagem quando for solicitada.
Professor não entendi bem.. Devo fazer as atividades e manda no seu e-mail ou aguardar até que a secretária da educação disponibilize algum lugar pra enviar as atividades
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirFaça o roteiro de estudos da semana (não deixe acumular atividades) e siga as orientações para o registro dessas atividades.
Aguarde orientação sobre o envio das atividades. A SEDUC irá disponibilizar aplicativo para envio o mais breve possível.
Bom dia!
ResponderExcluirPara uma organização e participação de todos, peço que ao enviar suas dúvidas se identifiquem com nome e turma.
Logo, postarei a rotina de estudos da semana. Enquanto isso, quem não finalizou a rotina de estudos da semana passada, organize-as para não acumular com as atividades dessa semana.
Ok realizar um relatorio desses 4 videos sobre o Codi-19?
ResponderExcluirPor gentileza, se identificar com nome e sala, para ter uma noção da participação dos alunos aqui no blog!
ResponderExcluirQuando perguntar sobre uma atividade, fazer a identificação dessa atividade que está com dúvidas, POR EXEMPLO, na aula 2 estou com a dúvida ...
Acredito que a sua dúvida é sobre a aula de acolhimento?
Preste atenção: a primeira atividade ver o vídeo e responder os questionamentos. Na segunda criar uma campanha publicitária a partir dos vídeos sugeridos.
Olá professor,as atividades que o senhor passou na semana que já começamos a ficar em casa pelo fato do COVID-19, eu já fiz todas.Só que agora com essa postagem eu me perdi toda...
ResponderExcluirSiga as orientações do post.
ExcluirAquele roteiro das férias estou solicitando as atividades aos poucos. Nesse primeiro post estou solicitando as 4 aulas primeiras aulas do roteiro de férias além de uma aula de acolhimento.