ALEX - 2º E-F - PORTUGUÊS - 29/3 a 3/7


1-) Leia o seguinte poema de Álvares de Azevedo e responda.
              Soneto 
Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto! 
O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração do romantismo, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.


2-) Sobre o Ultrarromantismo, podemos afirmar:

I. Rompendo com a tradição literária nacionalista, o Ultrarromantismo, também denominado segunda geração romântica, foi marcado pelo subjetivismo, presente nas temáticas amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.
II. A poesia ultrarromântica estabelece um interessante contraponto com a poesia ufanista e idealista realizada na primeira fase romântica, ressaltando os aspectos negativos do país, como a escravidão dos negros.
III. As principais características do Ultrarromantismo são o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo, aspectos que distanciavam os ultrarromânticos dos poetas da primeira geração do Romantismo.
IV. O Ultrarromantismo aprofunda a narração de costumes contemporâneos, refletindo o ideal positivista de dissecar o comportamento humano.

a) Todas as alternativas estão corretas.

b) I e III estão corretas.

c) II e IV estão corretas.
d) II, III e IV estão corretas.
e) I e II estão corretas.

  
ESSA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ 26/6/20 NO SEGUINTE E-MAIL: alexprofessor99@gmail.com


Comentários